1- Para cozinhar a vapor, é preciso....Vapor! 😉
Vapor que vai ser criado por água a ferver ou por um líquido/molho (também a ferver), na taça, em quantidade suficiente que permita criar vapor.
2- OU colocam água na taça pela marca dos 0, 7 (mínimo) OU cozinham na taça algo com molho suficiente. Pode ser carne a estufar, por exemplo.
3- É preciso programar tempo suficiente para que o vapor cozinhe os alimentos. Logo, é preciso garantir que haja água/líquido/molho durante todo o tempo de cozedura 😉
4- Se usarem o cesto, na taça, a água ou líquido TEM de ser programado a 100° ou superior. Programa Steam ou manual.
5- Se usarem a panela de vapor, na taça, a água ou o líquido TEM de ser programado(manualmente) a 120°.
6- A ordem pela qual se colocam os alimentos é dos mais duros/grandes (em baixo) até aos moles/pequenos(em cima).
Exemplo: batatas na taça , peixe e ovos no cesto ou na panela. Ou seja, o que demora mais tempo a cozer vai para baixo. O que demora menos tempo vai para cima.
7- Enquanto se faz a sopa na taça podem aproveitar e cozinhar no cesto e/ou panela. Mas deve-se TIRAR o cesto e/ou panela na hora de triturar. Fazer pausa. Retirar o cesto e/ou panela. Continuar o programa para triturar.
8 - Para cozinhar ARROZ OU MASSA A VAPOR é preciso forrar o cesto ou a panela com papel vegetal e colocar ÁGUA (e temperos). NÃO cozem sem água. E convém mexer com um garfo a meio do tempo de cozedura.
Pode ser também usado um qualquer recipiente (que aguente calor) e que caiba no cesto ou na panela.
9- Se usar o cesto, deve colocar papel vegetal caso não queira que escorra líquido(do que está a cozer) para a taça. Se só estiver água a ferver na taça, não faz mal.
10- A panela de vapor tem coletor de suco/líquido que impede que vá para a taça algum líquido/sabor do que se está a cozinhar em cima.
Mas se usar o tabuleiro preto em cima da panela, também deve forrar caso não queira mistura de sabores.
11- É possível fazer arroz na taça e cozinhar algo no cesto ou tabuleiro de vapor. Por exemplo, peixe que cozinhe rápido, bifes finos, etc.
Como o arroz é rápido a cozer na taça, o que está em cima também não pode demorar muito mais do que 15 minutos a cozinhar.
12- Sobremesas também podem ser feitas a vapor. Bolos, pudins , quindins, etc. Basta usar formas/utensílios que aguentem o calor. Colocados no cesto ou na panela/tabuleiro.
13- Os bolos a vapor demoram mais tempo que no forno. Deve-se colocar mais água. 0, 9lts, por exemplo. Os 0,7 lts são valor mínimo para cozinhar a vapor (qualquer coisa) por cerca de 30/40 minutos. Se demora mais tempo, deve colocar um pouco mais de água na taça.
14- Exemplos:
Arroz na taça, peixe/carne no cesto
Carne na taça, arroz no cesto
Sopa na taça, fruta no cesto
Sopa na taça, omolete no cesto
Sopa na taça, fruta no cesto, panela com batatas, tabuleiro com peixe/carne e ovos
Sopa na taça, agrião para sopa no cesto, batata cenoura e feijao verde na panela, ovos no tabuleiro (salada russa)
Sopa na taça, arroz no cesto, carne/peixe no tabuleiro de vapor
Sopa na taça, massa no cesto, carne/peixe no tabuleiro de vapor
Água na taça, cesto com cenouras, panela com batatas, tabuleiro com peixe
Água na taça, bifes no cesto, massa na panela, fruta no tabuleiro
Água na taça, panela com arroz, carne/peixe no tabuleiro
Foto: Karla Vaz
Comentários
Enviar um comentário